E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como deve ser um estoma saudável?


Christiane e Cláudia Yamada

Na maioria das vezes, uma pessoa recém ostomizada não tem o conhecimento do que é uma ostomia e, provavelmente, é a primeira vez que vê um estoma, o que a deixa muito preocupada, pois como ela saberá se o seu estoma está normal?

Para saber se o seu estoma está normal, é preciso observar as seguintes características:

- Cor:
O estoma normal é vermelho ou rosa vivo brilhante e úmido. Ele é cheio de vasos sanguíneos próximos da superfície. Se estiver vermelho mais escuro, pode ser que o recorte da placa esteja pequeno para o tamanho do seu estoma, o que pode estar comprimindo e impedindo a circulação do sangue em sua superfície. Nesse caso, se for comprovado essa hipótese, você deve trocar a bolsa e ajustar o recorte da placa. Também é importante observar as roupas, elas não devem ser muito apertadas.
Se acontecer do seu estoma ficar preto, procure imediatamente o seu médico, e se não conseguir localizá-lo, procure uma emergência hospitalar e peça que examinem o seu estoma, retirando a bolsa para isso. Não se esqueça de levar uma bolsa coletora extra. Não é comum o estoma ficar na cor preta, mas pode acontecer!

- Umidade:
O estoma deve estar sempre úmido, pois é uma membrana mucosa igual à parte interna da boca, e possui lubrificação natural.

- Sangramento:
O estoma pode sangrar ocasionalmente, pois a superfície do estoma contém uma grande quantidade de vasos sanguíneos que podem romper-se e sangrar ligeiramente. Se o seu estoma sangrar um pouco na hora em que você estiver limpando, não se desespere, pois isso é comum, mas procure ser cuidadoso para não machuca-lo. Tome cuidado para não bater o seu estoma em superfícies ou objetos, pois poderá machuca-lo.

- Movimentos
O estoma pode “se mexer”, pois o movimento que ocorre normalmente nos intestinos pode continuar até chegar ao estoma. Ao retirar a bolsa é possível ver o estoma se contrair e se expandir.

- Formato:
A sua forma é variável, o estoma pode ser redondo, oval ou irregular. É importante tomar a medida certa do estoma ao posicionar a placa, para que a pele ao redor dele fique protegida sem que a placa fique apertada ao redor do estoma.

- Inchaço
O estoma pode ficar inchado, ocasionalmente, por causa de um vírus, bactéria ou obstrução. Nesse caso é importante medir novamente o estoma, para que o recorte da placa não fique muito justo.

- Pele
A pele ao seu redor deve estar lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor.

Procure observar o funcionamento do seu intestino, por exemplo, de quanto em quanto tempo ele costuma funcionar, quantas vezes por dia você costuma esvaziar a sua bolsa. Se você perceber que o seu intestino parou de funcionar por muito tempo e estiver sentindo dores, fique atento, pois pode indicar um entupimento (suboclusão ou obstrução). Nesse caso, procure o seu médico ou vá para uma emergência hospitalar.

SE VOCÊ FOR UROSTOMIZADO, aprenderá a conviver com o funcionamento constante de sua ostomia. A cor de sua urina será amarela em quantidade adequada e conterá algum muco. Se o muco se apresentar em quantidade maior do que o normal, isso pode indicar a existência de algum tipo de infecção. Nesses casos pode ser observado, também, um odor desagradável na urina e até mesmo febre. Essas ocorrências devem ser notificadas ao seu médico.

É importante observar o seu estoma com regularidade e caso não esteja normal, procure um atendimento especializado, pois se houver algum problema, ele será corrigido o mais rápido possível. É importante observar o seu estoma com regularidade e caso não esteja normal, procure um atendimento especializado, pois se houver algum problema, ele será corrigido o mais rápido possível.


Resumindo, um estoma normal é rosado ou vermelho, úmido, pode sangrar ligeiramente e não tem sensação de dor (Não existe nenhuma terminação nervosa no estoma, de modo que o estoma não é doloroso).

Procure o seu médico sempre que:
• O estoma tiver alguma alteração incomum ou sua coloração ficar escurecida, azulada ou negra;
• A pele ao redor do estoma estiver irritada, inchada ou avermelhada.
• Sangramento excessivo (sangue dentro da bolsa cada vez que ela é esvaziada) ou sangramento contínuo no local da conexão do estoma com a pele do abdome.
• Cólicas com 2 a 3 horas de duração; ou enjoo / vômito;
• Temperatura acima de 38°C (febre) ;
• No caso de pacientes submetidos à colostomia: forte corrimento aquoso com mais de 5 a 6 horas de duração.

Portanto fique atento a qualquer alteração do seu estoma e procure o seu médico quando tiver alguma dúvida.

Referências:
http://estomoterapiaoeste.wordpress.com/cuidados-a-ostomia/

34 comentários:

  1. Vocês semrpe mandando bem aqui, legal.
    Só não entendi sobre a temperatura, por que 30ºC?
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseane obrigada pela visita e pelo comentário!!!! Corrigindo a temperatura é de 38°C, sinal de febre!!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigada meninas pelas informações ... temos que cuidar dos estominha né ??rsrs

    ResponderExcluir
  3. Sempre esclarecendo, obrigada ás duas.

    ResponderExcluir
  4. Quais víru, bactérias e obstruções podem causar esse inchaço? É preciso fazer alguma cirurgia para corrigi-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hilary,
      Boa tarde!!
      Eu não sei te falar, seria melhor você perguntar para o seu médico!!!
      Obrigada por visitar o blog!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Natália obrigada por visitar o nosso blog!!!
      Abraços

      Excluir
    2. Oi boa noite minha mãe acabou de fazer uma cirurgia e está na UTI ainda ela está com a colostomia com uma cor amarronzada gastaria de saber isso não é normal né

      Excluir
    3. Olá, boa noite!!!
      Geralmente, o estoma é avermelhado!
      É importante você questionar ao médico cirurgião sobre a cor do estoma da sua mãe!
      Desejo uma ótima recuperação para sua mãe!!!
      Um grande abraço!!!

      Excluir
  6. Olá boa tarde minha mãe já está internada a 1 mês e já vai abrir ela pela terceira vez pq os pontos estão se rompendo o que pode ta causando isso? Por favor me ajudem pois ela ta sofrendo mto e já tem 75 anos

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente nós não podemos te ajudar, pois não temos conhecimento médico! Questione ao médico da sua mãe e se possível, procure a opinião de outros médicos....outros cirurgiões!
    Desejamos que sua mãe melhore o mais rápido possível!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. O meu pai teve volvo intestinal em dezembro de 2015, passou por uma cirurgia de emergência e ficou ostomizado. Se tudo ocorrer bem, a cirurgia de reversão deverá acontecer no segundo semestre de 2016. Todas as características citadas batem com o estoma do meu pai. O problema é que de umas 3 semanas para cá o estoma dele se exterioriza e fica bem desconfortável. Ele precisa deitar ou sentar para que o estoma volte ao normal. Isso está acontecendo com bastante frequência e ele acaba tendo que evitar sair de casa. Não creio que seja prolapso, pois ele não sente dor ou febre e acho que as alças não ficam para fora. Isso tem incomodado bastante para ficar de pé, andar e exercer as atividades do dia a dia. Ele precisa deitar ou sentar várias vezes ao dia para que o estoma volte ao normal. O que será isso? Vocês podem me ajudar? A consulta dele só será na próxima semana e agradeço desde já se puderem me dar uma luz. Obrigado! Paulo Melo

    ResponderExcluir
  9. Paulo, boa noite!
    Nós não sabemos te dizer o que está acontecendo com o estoma do seu pai, mas acreditamos que possa ser prolapso. O prolapso é o deslocamento de uma parte do estoma para fora da cavidade abdominal. Isso pode acontecer por esforço ou por pegar muito peso...Isso acontece geralmente em ostomia provisória, porque geralmente, o estoma está menos fixado no abdome.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Tenho um filho com a doença do megacolon,ele usou a iliostomia até 1e2 meses fez o abaixamento.e estava indo bem...Mas com algumas internações primeiro com diarreia e depois com constipação.depois de 1ano e 6 meses do abaixamento ele teve q fazer a iliostomia novamente.pois ele estava com o abdômen muito distendido,sem evacuar e sentia muita dor.o cirurgião até fez uma cirurgia pra ver oq estava acontecendo,mas i felizmente teve q fazer a iliostomia.ta sendo muito difícil pra mim passar por isso novamente.não Sabemos até quando ele vai ficar assim.Mas tenho fé em deus q vai ser por pouco tempo.vc falou q seu filho tem o mesmo problema do meu o mega cólon.Mas ele tem o intestino grosso?ou o delgado está fazendo a função do grosso?bjs saúde pro nossos anjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde...
      Acredito que vc tenha comentado na postagem errada...
      Que seu anjinho possa fazer a reversão o quanto antes!!!!
      Obrigada por nos visitar!!!
      Bjs

      Excluir
  11. Oii,boa tarde,meu marido está ostomizadi a dois meses,e irá reverter no próximo mês,só de uns três dias pra cá parece que o estoma(intestino) tá saindo pra fora do abdômen, será que é grave? se puder me respondam.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruby larghi, boa noite!
      Provavelmente o seu marido teve um prolapso, que é qdo o estoma parece querer sair do abdômen, se mostrando bastante aumentado. Isto pode acontecer por algum esforço, ou por pegar mto peso...Geralmente, isto acontece com mais frequência em quem tem ostomia provisória, pois o estoma é menos "fixado" na parede do abdômen para facilitar a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal.
      O ideal seria seu marido procurar o médico cirurgião para ter certeza de que é prolapso e que não é nada grave.
      Abraços.

      Excluir
  12. Bom dia! Primeiramente parabéns pelo site!
    Gostaria de tirar uma dúvida em relação a coloração da ostomia. A minha está com o entorno numa correria vermelho escuro, e a ponta vermelho claro. Na parte escura é possível ver pequenas circunferências, como se fossem bolinhas com o contorno avermelhado. Gostaria de saber se isso é normal, ou algum tipo de irritação. Fiz uma operação de colostomia temporária devido a uma perfuração no intestino causada por uma diverticulite.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor, boa noite!!!
      Eu não sei te dizer se é normal, porém acredito que não seja. Seria melhor vc procurar um enfermeiro estomaterapeuta ou seu médico para avaliação
      Obrigada por visitar nosso blog!
      Abraços

      Excluir
  13. Meu pai fez a cirurgia tá usando a bolsa de colotomia hoje eu fui trocar pela primeira vez mas pelo que li no seu blogue me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa, boa noite! Fico feliz por ter te ajudado!!!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá, boa noite. Estou ostomizada há exatamente um mês, hoje pela manhã percebi que o estoma está com uma temperatura diferente, sinto ele bem quente. Minha dúvida é se é possível estar com febre, se existe a possibilidade de estar com uma febre local, pois é somente ali a mudança de temperatura. Gostei muito do post, muito interessante, resolvi perguntar, pois estava procurando no google se era possível ter febre no estoma e encontrei este post....parabéns....obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. Joseane,
    Boa noite!!!
    Eu acredito que possa ser possível sim, porém não posso te responder com certeza!
    Se você sentir algum desconforto: dor na região, inchaço...é melhor procurar o seu médico.
    Obrigada por visitar nosso blog!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. sou estomisada...tive cancer na bexiga....dói muito ao redor....e outro dia tive hemorragia...o box do banheiro ficou cheio de sangue,,,fiquei muito assustada...sinto dores como se a placa estivesse enforcando ao redor do estoma...pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!!
      Pode ser que você esteja recortando a placa muito pequena. Seria interessante você passar em consulta com um enfermeiro estomaterapeuta do local onde você pega seu material ou você pode entrar em contato com as empresas Hollister, Coloplast, Convatec....pelo 0800 e solicite a visita de um enfermeir estomaterapeuta...para uma avaliação!!!
      Como vc sente muita dor ao redor do estoma e teve uma hemorragia tão grande, eu tb sugiro que você procure o seu médico para ele avaliar melhor!
      Abraços!

      Excluir
  17. Olá, quantas dicas preciosas nesse blog. Sou nova no assunto, meu marido teve que fazer uma cirurgia de emergência por conta de uma diverticulite, fez uma colostomia temporária. Venho diversas vezes aqui em busca de informações. Ele está sentindo um pouco de desconforto no estoma. Ardor. Não na pele por conta do adesivo, no estoma mesmo.. fez uma comparação de quando ele comia comida mais apimentada e também ardia antes da cirurgia. Pode ser pela alimentação? Usar condimentos na comida pode causar uma irritação no estoma? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que você gostou do nosso blog!!!
      Eu não posso te responder com certeza, mas acredito que possa causar irritação no estoma. Experimenta tirar os condimentos mais fortes, para ver se passa esse ardor no estoma do seu marido!
      Depois volte para nos contar!
      Beijos

      Excluir
  18. Prezados, boa noite.
    Gostei muito do blog, e tenho uma pergunta: na hora que troco a bolsa verifico que no estoma apresenta um muco branco, é normal aparecer este muco branco ou pode ser pus? Não estou com febre e o estoma está com uma aparência Boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,
      Boa noite!
      Eu realmente não sei te dizer se esse muco é normal ou não! Comigo nunca aconteceu isso! Seria interessante você passar em consulta com um enfermeiro estomaterapeuta para que ele avaliasse melhor!
      Depois nos escreva novamente contando se é apenas muco ou se é pus.
      Grande abraço!

      Excluir
  19. Ola, boa noite.
    A dois anos, faço uso de bolsa de colostomia.
    De uns 2 meses para cá, começou a sangrar, por volta dela.
    Já fiz exame de colonoscopia, entre outros, porém não deu nada todos os exames estão normais.
    O que pode ser, por favor, me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Pode ser por vários motivos, talvez vc pode estar recortando a placa um pouco justa, e isso pode estar machucando, ou talvez algum remédio que você pode estar fazendo uso, ou coagulação...Eu vou te dar o meu exemplo, eu fiz quimioterapia e durante o tratamento, eu tive sangramento em volta do estoma, mas isso aconteceu pq devido à quimio, minhas plaquetas caíram mto, o que ocasionou o sangramento.
      Então, pode ser por vários motivos, continue investigando, procure um enfermeiro estomaterapeuta para avaliar seu estoma, o material que vc está usando...
      Um grande abraço e obrigada por nos visitar!

      Excluir
  20. Boa tarde. minha mãe tem a ileostemia, e sente muito enjoos, é normal, ficar enjoada, porem não tem colicas... Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      O ideal seria vocês entrarem em contato com o médico da sua mãe!
      Eu acredito que normal não seja, porém pode ter ou não a ver com o estoma (pode ser um alimento que não fez bem, algum medicamento, um mal estar, queda de pressão....podem ser várias as causas do enjôo), por isso é importante entrar em contato com o médico da sua mãe!
      Desejo melhoras para a sua mãe!
      Um grande abraço!

      Excluir